A história de uma foto

Esta história nasce durante a produção do meu segundo livro “À luz de Paris – guia turístico literário da capital francesa, lançado em 2014. Creio que ela sirva para inspirar fotógrafos, mas pode dar uma luza àqueles que buscam bons cliques durante suas viagens, principalmente os que sabem que uma boa imagem pode exigir tempo e dedicação.

Esta fotografia tem como cenário a Cathédrale Notre-Dame, provavelmente um dos lugares mais fotografados do planeta, tanto por amadores (turistas e parisienses) quanto por profissionais. Portanto, buscar uma nova forma de mostrá-la é uma tarefa difícil. No meu caso, envolveu uma pequena história que acredito que valha a pena ser contada (e mostrada). 

Era um final de tarde, por volta das 8h da noite, mas, como era verão, o sol se poria depois das 9h da noite. Eu estava exausto, e o tempo, fechado como se anunciasse uma tempestade. Cheguei a pensar em ir embora, continuar no outro dia, mas minha intuição me fez acreditar que o sol poderia dar sua última réstia de luz, em meio às nuvens escuras. Para piorar, começou a chover. Aborreci-me por alguns instantes, “podia já estar no metrô… voltando pra casa”, mas resolvi sacar minha capa de chuva (estrategicamente guardada) e ficar mais um pouco. 

Foi quando algo incrível aconteceu. O sol conseguiu romper as nuvens e lançar um facho de luz belíssimo sobre a catedral, que, toda amarela, contrastava com o céu negro que se formava atrás dela. Gritos de êxtase do tipo “uau” começaram a ser ouvidos, em vários idiomas. Não tive tempo para o meu “uau” pois estava correndo atrás do melhor ângulo, da melhor forma de registrar o que acontecia na minha frente, tal como um presente. Um arco-íris duplo envolveu a secular catedral e me deu o que poderia ser a imagem que tanto procurava, inusitada, única. Ou, pelo menos, essa imagem me fez entender o quanto Paris pode ser surpreendente. 

Catedral de Notre-Dame, Paris, França

2 comentários em “A história de uma foto”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s