Hoje vou falar (e mostrar fotos) de uma região no sul da Espanha que me ajuda a refletir um pouco sobre a necessidade de olharmos para o interior.
Num primeiro momento para o nosso interior, na medida que mudar (seja de opinião ou de hábito) exige um esforço grande dentro da gente; e depois para o interior de um país ou estado, como um lugar que se opõe às capitais.
Isso sempre me vem à cabeça quando amigos me procuram para pedir dicas de lugares para visitar aqui e ali, provavelmente por saberem que acumulo certa experiência como viajante e que tenho três guias de viagem publicados (em breve, lançamento do quarto livro, aguardem!).
Quase sempre começa aí uma conversa que acaba mudando os rumos da viagem.
Da última vez que isso ocorreu, havia sugerido a dois amigos, um casal, uma visita à região conhecida como Pueblos Blancos (Cidades Brancas), que fica na Andaluzia, sul da Espanha, a menos de 100 quilômetros de Sevilha. Eles iriam para Barcelona, Madrid e Sevilha. Mostrei algumas imagens e não precisei insistir muito para convence-los a alugar um carro em Sevilha e seguir rumo a esse destino incrível, que preserva a vida simples do interior.
Bom…se depois de ver as imagens abaixo você ficar com vontade de saber mais sobre os Pueblos Blancos eu deixei aqui um pequeno texto que fiz para um ensaio fotográfico da Revista Vida Simples, em 2011. Também tem muita coisa na internet, basta digitar pueblos brancos no Google.
Ah…na volta da Espanha meus amigos foram categóricos: a melhor parte da viagem foi pelo interior. Da Espanha e deles.
E vamos às fotografias.













Descobrir esses recantos é o melhor da viagem pela Espanha, essa sua seleção é a alma da Andaluzia. Conheço só Olvera dessas todas (e me reconheço tanto nesse lugar!) .
CurtirCurtir
nossa…eu tb. Tem uma coisa interiorana bem legal. De se produzir o próprio azeite, a própria linguiça o próprio queijo. Adoro.
CurtirCurtir
Uma delícia viajar contigo pelo blog
CurtirCurtir
Um prazer enorme sua companhia, Leila.
CurtirCurtir
Trabalho maravilhoso e inspirador, João!
CurtirCurtir